Iraque propõe lei para permitir casamento de meninas a partir dos 9 anos

  • 26/11/2024
Iraque propõe lei para permitir casamento de meninas a partir dos 9 anos
Iraque propõe lei para permitir casamento de meninas a partir dos 9 anos (Foto: Reprodução)

O Iraque está prestes a aprovar uma lei controversa que reduz a idade mínima para o casamento de mulheres de 18 para apenas 9 anos, gerando críticas e preocupações sobre os direitos das crianças.

A mudança, que pretende aprovar o casamento de homens com crianças, foi apresentada por uma coalizão de partidos muçulmanos xiitas conservadores, que domina o parlamento iraquiano alegando seguir a lei islâmica.

A justificativa dos muçulmanos é proteger meninas de "relacionamentos imorais". No entanto, Jeff King, presidente da organização cristã International Christian Concern (ICC), alertou: “Isso legaliza o estupro de crianças”.

Se aprovada, a emenda também privaria as mulheres de direitos fundamentais sobre divórcio, custódia de filhos e herança. 

Desde que a segunda leitura da emenda foi aprovada, em 16 de setembro, o tema tem causado revolta. 

Em uma entrevista recente à CBN News, King culpou o “islamismo fundamentalista” por buscar a iniciativa legislativa: 

“Isso é comum em todo o mundo islâmico fundamentalista. Basicamente, Maomé teve inúmeras esposas. Ele se casou com sua esposa favorita aos 9 anos de idade”.

E continuou: “Então, eles estão se voltando para sua fé e dizendo: 'Se Maomé fez isso, é certo, justo e de Deus’. É assim que eles veem”.

“Porém, o resto do mundo olha para isso e pensa: 'Nossa, o que está acontecendo?'”, acrescentou.

Abuso sexual 

Essa não é a primeira tentativa de mudança por partidos xiitas. Em 2014 e 2017 os parlamentares já haviam tentado aprovar projetos semelhantes, mas não obtiveram sucesso. 

Desta vez, o cronograma de votação final ainda não foi divulgado, mas a decisão pode ocorrer a qualquer momento.

Se a nova lei for aprovada, King afirmou que o estupro infantil será essencialmente legalizado no Iraque. 

O líder cristão destacou que meninas de apenas 9 anos podem se casar com um homem entre 40 e 80 anos.

Segundo a Unicef, atualmente 28% das mulheres no Iraque se casaram antes dos 18 anos. A legislação atual permite que crianças se casem aos 15 anos com aprovação judicial. 

A Missão de Assistência da ONU no Iraque (Unami) informou que 22% dos casamentos realizados fora dos tribunais envolvem meninas menores de 14 anos.

Manifestações contra a emenda

Raia Faiq, coordenadora de uma coalizão de grupos que se opõem ao projeto de lei, disse que o projeto será uma catástrofe para as mulheres no país. 

O grupo que se opõe à medida também inclui alguns parlamentares e ativistas internacionais. 

Atualmente, um grupo de 25 deputadas vem tentando impedir que o projeto de lei seja submetido a uma segunda votação, porém tem enfrentado forte oposição.

Nas ruas, cidadãos tentam impedir que o projeto seja aprovado. Ao The Guardian, alguns manifestantes declararam temerem pelo futuro de suas filhas. Enquanto isso, o cenário no país continua sendo um ponto de tensão social e política.

A Coalizão 188 — grupo de ativistas feministas — reuniu manifestantes em Bagdá, capital do Iraque, e em outras cidades para exigir o respeito aos direitos das mulheres e para interromper a aprovação dessa emenda.

King pediu aos americanos que apoiassem as legisladoras iraquianas no parlamento e ativistas que têm tentado impedir a proposta.

“Existem leis nos livros agora onde a idade de consentimento é 18, mas você provavelmente tem 30% da população que já está seguindo essa prática”, disse ele, pedindo aos cristãos e ao Ocidente que se manifestem contra a prática. 

“Além do fato de que é horrível e pecaminoso, nós só precisamos apoiar os direitos humanos básicos e a proteção das crianças, e precisamos defender essas mulheres”, acrescentou.

King encorajou as pessoas a buscar maneiras de fazer com que as Nações Unidas exercessem pressão sobre os legisladores iraquianos.

“No final, isso dará apoio às moças que estão resistindo”, concluiu ele.

Relatos

Após a discussão mundial sobre o projeto de lei, o jornal La Croix publicou o relato de Shaima — uma iraquiana divorciada de 47 anos que foi forçada a se casar na infância. 

“Meu pai me vendeu ao irmão de um amigo dele. Eu não queria me casar; ele era muito velho e violento. Mas eu não podia recusar”.

Já o jornal britânico The Guardian relatou a história de Azhar Jassim, outra iraquiana que foi obrigada a deixar a escola para se casar aos 16 anos: 

“Eu tenho uma filha, não quero que ela seja forçada como eu a se casar quando criança”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/iraque-propoe-lei-para-permitir-casamento-de-meninas-partir-dos-9-anos.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes