Universidade nos EUA ensina os alunos a tornar a Bíblia ‘queer’ e feminista

  • 26/03/2025
Universidade nos EUA ensina os alunos a tornar a Bíblia ‘queer’ e feminista
Universidade nos EUA ensina os alunos a tornar a Bíblia ‘queer’ e feminista (Foto: Reprodução)

Uma professora universitária nos Estados Unidos está ensinando aos alunos a explorar a Bíblia através das perspectivas da “teoria queer e sexualidade” focada na cultura LGBT. 

Rhiannon Graybil professora de estudos de gênero, cujo trabalho mais recente se concentra em estupro e agressão sexual nas Escrituras, está ministrando um curso de estudos religiosos intitulado “Queer Bible”.

As aulas sobre o que significa "queer" a Bíblia ocorrem na University of Richmond, uma faculdade particular de artes liberais em Richmond, Virgínia.

O conteúdo é projetado para “tornar a Bíblia queer” e suas interpretações, além de abordar sexualidade, identidade de gênero e “prazer queer na Bíblia”.

Rhiannon é membro do conselho consultivo de estudos sobre mulheres, gênero e sexualidade da universidade, e de acordo com sua biografia na instituição, é estudiosa da Bíblia hebraica: "Especialmente interessada em abordagens feministas e queer à interpretação bíblica".

Queer" é um termo que reflete uma rejeição das normas convencionais, celebrando a diversidade em questões de gênero e sexualidade.

Blasfêmia e heresia 

A professora de “Queer Bible” também escreveu uma série de artigos focados em abordagens feministas e LGBT usando referências às Escrituras.

A “Bíblia Queer” está se tornando cada vez mais popular no meio acadêmico. O Wellesley College — que conta com a ex-primeira-dama Hillary Clinton, a ex-secretária de Estado Madeline Albright e a jornalista Diane Sawyer entre seus ex-alunos — descreve o curso como “uma introdução à Bíblia na intersecção da teoria queer, interpretação bíblica e estudo histórico do antigo Oriente Médio”.

O site da instituição classifica o curso como "Cursos de Estudos Judaicos". Outras universidades, como a Universidade da Flórida Central, oferecem uma “Irmandade Cristã Queer”, que dá aos alunos a oportunidade de formar “grupos de discussão sobre 'Interpretação Queer das Escrituras'”.

Nos encontros semanais, os estudantes são incentivados a “restaurar a fé” com a missão de “celebrar o amor inclusivo de Deus conosco”.

‘A Bíblia apresenta princípios imutáveis’

Pastores e teólogos procurados pelo Guiame, destacam em conjunto que, embora seja um livro de mais de 3 mil anos, a Bíblia apresenta princípios imutáveis nos dias atuais e não pode ser atualizada para se adaptar às mudanças da sociedade

De acordo com o pastor Carlito Paes, mestre em Teologia, escritor e líder da Igreja Batista da Cidade, em São José dos Campos (SP), a Bíblia não é um livro humano que precisa de atualização, assim como livros puramente técnicos que ficam ultrapassados ao longo do tempo.

“As páginas da Bíblia não são sobre o passado. Elas continuam escrevendo a história. Elas são atemporais. Elas trazem à existência aquilo que ainda não aconteceu. Tem registros na Bíblia que serão alcançados por pessoas que ainda nem nasceram. Não é a Bíblia que precisa ser atualizada, o homem que precisa se atualizar na Bíblia”, destacou Paes.

O pastor Paulo Eduardo Vieira, da Primeira Batista de São Paulo, afirmou: “Tais princípios não podem ser relativizados, conforme o contexto cultural e de acordo com o momento da história. Definitivamente não! Não são as mudanças sociais que devem determinar o modo como lemos a Bíblia, mas a Bíblia sim, que deve definir o modo como enxergamos as mudanças sociais. O nosso referencial absoluto não é o contexto social. O nosso referencial absoluto é a Bíblia”, explica Vieira.

“Praticar esta inversão é desastroso. Nos arremete para distorções teológicas trágicas, o que acaba sendo praticado quando se tenta ajustar a Bíblia a um modo de pensar que seja o ‘politicamente correto’. A história da Igreja de Cristo nos adverte solenemente. Todas as vezes que este erro terrível foi cometido, a Igreja se tornou estéril, sem autoridade espiritual, esvaziada de unção, destituída de uma proposta contundente de transformação de vida a ser experimentada pelo homem pecador”, acrescenta o pastor da PIB.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/universidade-nos-eua-ensina-os-alunos-tornar-biblia-queer-e-feminista.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes